API da semana

Por felipe.dreher
Sobre esse blog:

As APIs são a "cola" da Internet.
Entusiasta por tecnologia e geek convicto, Kleber Bacili é CEO da Sensedia

Home > API da semana

Microsoft OneNote, agora multiplataforma de verdade e debutando sua API

07 de Abril de 2014 - 10h50

O OneNote é o aplicativo da Microsoft para anotações diversas. Incrível eu falar isso, mas é o “Evernote da Microsoft”. Embora exista há bastante tempo, sempre foi um patinho feio dentro do pacote Office. Agora, dentro da estratégia de nuvem da gigante, parece ter, finalmente, se emancipado.

Há alguns dias a Microsoft finalmente anunciou a versão do OneNote para Mac e tornou gratuitas todas as versões – Windows 8, iOS, Android e Windows Phone. Agora, finalmente, podemos dizer que o OneNote é multiplataforma.

Além da versão Mac, a Microsoft lançou também uma API para que parceiros possam construir aplicações que interajam com o OneNote – fundamentalmente, enviando novas notas para serem armazenadas na conta do usuário e acessadas através de qualquer um dos dispositivos. E criou um portal de desenvolvedores para disseminar a API: http://dev.onenote.com/

Já no lançamento, foram anunciadas algumas Apps bacanas integradas com as de fabricantes de scanners Epson e Brother e um serviço super útil chamado IFTTT.

Realmente percebe-se uma mudança de posicionamento quanto a APIs. Para o OneNote, existem SDK’s para várias plataformas de desenvolvimento e um utilitário Node.js acelerando o trabalho dos parceiros, tudo no Github. As APIs são acessadas via REST/JSON: muito mais “Lightweight” e “Open”.

A Evernote nunca existiria se a Microsoft não tivesse continuado a encarar o OneNote apanas como uma aplicação para Windows e sim como um serviço multiplataforma e aberto. Agora, parece que finalmente eles tomaram a direção correta.

Posts anteriores

Todos os Blogs