Tecnologias Emergentes > Inovação

Blockchain vira o foco de bancos e companhias em 2016

Instituições financeiras, utilities e operadoras de telecom, entre outras, já estão utilizando a tecnologia para o registro de transações

26 de Dezembro de 2016 - 09h57

A tecnologia blockchain, que funciona como uma infraestrutura de "registros públicos" permanentes de todas as transações e que podem potencialmente substituir complexos sistemas de clearing, vai provocar uma autêntica revolução no mercado ao permitir que as empresas e bancos transfiram altos valores entre si diretamente, em vez de enviar uma mensagem para cada transação através de intermediários, como, por exemplo, bancos correspondentes, para transferir o dinheiro.

O blockchain é a estrutura de dados que representa o registro de uma transação, que é digitalmente assinada com o objetivo de garantir sua autenticidade e que ninguém a adultere, de forma que o registro e as transações existentes sejam considerados de alta integridade. Muitas empresas já estão abraçando essa tecnologia no Brasil, tais como instituições financeiras, empresas do setor de utilities e operadoras de telecomunicações, assim como por iniciativas de economia compartilhada e pelo universo de Internet das Coisas (IoT). Veja como essa tecnologia marcou o ano de 2016.

Blockchain: o que é e como funciona

Blockchain: O livro registro de transações e moedas digitais

Accenture cria protótipo de blockchain editável

Capgemini quer ter mais de 100 profissionais focados em Blockchain

Gartner avalia promessas e riscos do Blockchain

O uso do blockchain como plataforma para a economia digital

Entenda os impactos e como o Blockchain afetará a sua empresa

Não subestime o Blockchain!

GFT firma parceria com Google para habilitar testes de blockchain

Visa desenvolve solução B2B de blockchain para pagamentos internacionais