Tecnologia > Educação

Bill Gates doa US$ 4,6 bilhões em ações da Microsoft

Cofundador da empresa vai doar 64 milhões ações da fabricante do Windows para a fundação beneficente Bill & Melinda Gates. Mesmo assim, executivo ainda continuará com 1,3% das ações da empresa

15 de Agosto de 2017 - 17h16

O cofundador e ex-CEO da Microsoft, Bill Gates, anunciou nesta semana a doação de 64 milhões de ações da empresa que ajudou a criar nos anos 1970. Conforme documentos enviados à Security Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, a quantidade de ações equivale a US$ 4,6 de bilhões.

Essa é a maior doação de Gates em ações da Microsoft desde 1999, quando o executivo distribuiu o equivalente a 16 bilhões de dólares em ações da gigante, conforme a Bloomberg.

Os documentos não revelam exatamente para onde será feita a doação, mas o mais provável é que o valor tenha ido para a fundação beneficente Bill & Melinda Gates, que o executivo mantém com a esposa.

Com isso, Gates, que já chegou a ter 24% das ações da Microsoft em 1996, agora possui apenas 1,3% dos papéis da empresa que deixou oficialmente em 2008. Mesmo assim, o executivo continua como o segundo maior acionista da companhia, atrás do ex-CEO Steve Ballmer e à frente do atual CEO, Satya Nadella.