Gestão

Atento adota canais on-line e agiliza processos seletivos

Com 3,6 mil contratações mensais, empresa usa ferramenta para captura de talentos. Iniciativa inclui chatbot

26 de Fevereiro de 2018 - 15h42

Segunda maior empregadora do Brasil, com 78 mil funcionários em seu quadro profissional e média de 3,6 mil contratações mensais, a Atento buscou tecnologias para agilizar seus processos de Recursos Humanos. Com um novo conceito de relacionamento digital com seu público interno e candidatos a vagas, a empresa e começa a colher os frutos da iniciativa iniciada há dois anos.

O primeiro passo foi encurtar as distâncias, liberando os recrutadores das constantes viagens de São Paulo, onde fica a sede da empresa, a outros Estados onde atua (ao todo são 34 unidades em todo o território nacional). As entrevistas com candidatos passaram a ser realizadas via internet, por meio de programas de bate-papo por vídeo. Atualmente, todas as entrevistas ao cargo de promotor de vendas presencial são realizadas virtualmente, sem a necessidade de deslocamentos por parte dos entrevistadores e dos próprios candidatos.

A bem-sucedida experiência digital no recrutamento de promotores foi estendida aos operadores de atendimento, que pasaram a contar com chatbots no Facebook e Telegram. "Quando o candidato nos envia uma mensagem nas redes sociais, o robô informa instantaneamente as oportunidades em aberto, com agilidade e transparência com o candidato, sem intervenção humana", explica Majo Martinez, VP de Recursos Humanos da Atento. O bot realiza a captação de novos talentos e desenvolve uma conversa natural, por texto, promovendo ao candidato uma experiência de autoatendimento que resolve dúvidas, realiza testes online e agendamento de entrevistas.

Hoje, todo o processo de seleção da Atento tem seus procedimentos automatizados: desde as provas digitais – que emitem resultado imediato (aprovado ou reprovado) –, entrevistas por vídeo conferência, até a finalização do processo com a digitalização dos documentos de admissão. Com isso, a companhia conseguiu reduzir o período de contratação, que durava sete dias, para 36 horas.

"A forma de as pessoas interagirem com as empresas mudou. Os canais digitais são os preferidos da geração atual e por isso, além da possibilidade de ofertar soluções digitais para os nossos clientes, temos que estar preparados para receber esse público, altamente exigente e conectado, no nosso quadro de funcionários. Precisamos estar alinhados com essa geração, afinal, 43% dos nossos funcionários têm até 25 anos de idade", completa Martinez.