API da semana

Por felipe.dreher
Sobre esse blog:

As APIs são a "cola" da Internet.
Entusiasta por tecnologia e geek convicto, Kleber Bacili é CEO da Sensedia

Home > API da semana

Até o Incrível Hulk já tem uma API

14 de Fevereiro de 2014 - 10h57

A Marvel Comics, é uma das mais importantes editoras de história em quadrinhos no mundo, líder em vendas e em número de fãs no segmento de super-heróis, tendo criado muitos dos mais importantes e mais populares super-heróis. Impossível ignorar a fama de personagens como X-Men, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, O Incrível Hulk, Capitão América, Os Vingadores e o Homem de Ferro.

Agora a Marvel abre os portões de seu universo de heróis para fãs e desenvolvedores de software de todo o mundo através de sua API.

A API expõe dados da biblioteca com mais de 30 mil comics, 7 mil séries e 5 mil criadores nesses 75 anos da empresa. Estão disponíveis todas as histórias dos personagens, os criadores e roteiristas, ilustrações, as edições e artworks das capas.

A API está disponível em um robusto portal focado nos desenvolvedores. Nesse portal é possível encontrar toda a documentação e as ferramentas necessárias para a construção de Apps e conteúdos digitais baseados nos dados da Marvel.

As APIs da Marvel são RESTful e usam JSON como formato de dados. Por enquanto desenvolvedores e fãs podem construir timelines interativos de todos os lançamentos, assim que saem do forno, e publicar em seus websites, blogs ou Apps.

A Marvel também quer engajar o varejo tradicional especializado em Comics a oferecer mais conteúdo oficial. Notificações SMS ou Push quando uma nova edição é lançada são exemplos de funcionalidades que devem surgir da interação com a API.

“A Marvel tem os melhores fãs do mundo”, disse o VP de Digital Products Kristin Vincent durante o anúncio da estratégia na semana passada. Vamos acompanhar o desenrolar dessa história.

É o poder das APIs como canal para destravar o acesso a dados valiosos.

Incrível Hulk ou Homem de Ferro? Acesse via API!

Posts anteriores

Todos os Blogs