TI na Prática

Arese Pharma automatiza validação de NF-e com solução da Focus IT

Indústria farmacêutica ganha agilidade, reduz custos e garante compliance nas operações

06 de Junho de 2018 - 12h21

Para iniciar todo o processo de produção de medicamentos, a Arese Pharma, indústria farmacêutica brasileira, depende da entrada das NF-e (notas fiscais eletrônicas) das matérias primas no seu sistema de gestão. Este processo, porém, demandava muito tempo e recursos dedicados na recepção das notas, validação e inserção dos dados no SAP, o que atrasava o processo de fabricação de remédios.

Para mitigar riscos e ganhar velocidade, a farmacêutica automatizou os processos de recebimento de documentos fiscais do ERP com a solução Autorec fornecida pela Focus IT, uma consultoria especializada em serviços da SAP e de automação.

“O processo de entrada da nota fiscal eletrônica no SAP, que era realizado de forma manual, levava cerca de dez minutos, o que atrasava a recepção dos veículos para descarregar a matéria prima e ainda não era 100% seguro, devido aos erros de digitação"explica o Gerente de TI da Arese, Renato Alex Bratfich.

A empresa obteve uma otimização média de 70% na entrada das NF-e.

Como funciona a leitura digital

O fornecedor envia a nota fiscal eletrônica para uma conta de e-mail da Arese e o software Autorec se encarrega de extrair e incluir as informações no SAP automaticamente. O processo inclui a validação das informações contidas no arquivo para checar se estão em conformidade com o pedido de compra, tais como o código do produto, quantidade, valores e impostos. Em caso de divergências, emite um alerta proporcionando uma análise antecipada das divergências no recebimento físico, evitando, dessa maneira, um possível atraso na produção.

"Agora, com a automação do processo, as mercadorias são recepcionadas em apenas um minuto e conseguimos reduzir os custos com mão de obra, além de minimizar os erros na entrega das obrigações fiscais”, completou o executivo.

Hoje, de acordo com o diretor comercial da Focus IT, Cesar Sassoon, toda a escrituração das notas emitidas contra a Arese, incluindo notas fiscais de consumo, matéria-prima e conhecimentos de transporte, são sustentadas pelo Autorec.

“Adaptamos nossa solução para contemplar todas as particularidades do negócio Arese Pharma, assim como a automatização do cenário de subcontratação e beneficiamento”, completou Sassoon.