Mobilidade > Aplicativos

App da 99 usa recursos de AI para acelerar distribuição de corridas

Empresa espera reduzir tempo de espera do passageiro em até 20%, além de outros benefícios

24 de Janeiro de 2018 - 08h48

Até o fim desta semana, motoristas e passageiros da 99 em todo o Brasil já deverão estar utilizando a nova versão do aplicativo de mobilidade urbana, com novas funcionalidades para os dois públicos, incluindo recursos de inteligência artificial (AI) para acelerar a distribuição de corridas entre os motoristas e reduzir o tempo de espera do passageiro em até 20%.

O novo app é resultado de um trabalho iniciado em julho de 2017, envolvendo mais de 250 profissionais dos times de engenharia e produto da 99, no Brasil e da DiDi Chuxing, na China. A DiDi adquiriu a 99 recentemente, em um negócio que aumentou o valor de mercado da companhia, transformando-a no primeiro unicórnio brasileiro.

Entre as novas funções, há aquelas que beneficiam igualmente os dois públicos, como a visualização do valor da corrida em tempo real. Maior precisão para a localização do início da corrida, a partir do sinal do GPS do usuário. E o chat entre o motorista e o passageiro, destro do app, com tradução simultânea em três idiomas, português, inglês e espanhol.

Para os motoristas, que desde a semana passada começaram a ser convidados pela companhia a baixar uma nova versão do app, chamada "Novo 99 para motoristas" (um ícone branco, nem vez do preto, atual), as novidades endereçam segurança e transparência. Em relação à segurança, o motorista passa a ser avisado se o endereço de destino é uma área de risco, podendo cancelar a corrida sem ser penalizado na sua avaliação. “Segurança é o nosso principal valor. Por isso também criamos um recurso que permite ao motorista avaliar o passageiro. Com isso, aumentamos a segurança do condutor, que terá mais informações sobre quem está entrando no seu carro”, ressalta o Head de Produtos da 99.

Além disso, os motoristas passam a contar com outros dois recurso: o “Definir Destino”, através do qual poderão escolher duas vezes ao dia um destino para direcionar as corridas, complementado pelo “Mapa do Preço Variável, que identifica as áreas com maior demanda por corridas e possibilidade de ganhos mais elevados. Uma das possibilidades de definição do destino é receber chamados para perto de sua moradia no horário de volta para casa.

O aplicativo também passa a disponibilizar em todo Brasil o “Preço Variável”, mecanismo que equilibra oferta e demanda e ajuda a garantir a disponibilidade rápida de um carro particular em situações com maior procura do que oferta de corridas.

E uma nova forma de cadastramento, facilitado, integrado com dados do Denatran para validar se o motorista particular tem realmente autorização da exercer atividade remunerada.

Em resumo, os motoristas vão poder saber o destino antes do passageiro entrar no carro e cancelar corridas para áreas de risco, que contam com alertas aprimorados cruzando dados da própria 99 com os das Secretarias de Segurança, pegar corridas mais próximas e consultar os ganhos em tempo real.

Entre os passageiros? Bom, a segurança também foi levada em conta. Agora passa a ser possível compartilhar o trajeto com pessoas da sua confiança (amigos e familiares), para acompanhamento remoto. Outro recurso bem interessante é a carteira inteligente, que seleciona o melhor desconto para cada momento, de forma automática. O passageiro não precisa mais se preocupar em qual momento utilizar os cupons de desconto. O sistema escolherá automaticamente a melhor opção para que ele sempre pague o menor valor pelas corridas.

Coexistência

Enquanto a base de usuários não estiver totalmente atualizada com a nova versão, o que a 99 espera que aconteça até a próxima sexta-feira, 26 de janeiro, taxistas e motoristas particulares devem continuar usando o 99 – Motorista (ícone preto) para aceitar corridas.

Nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Santos, a atualização do app para passageiros será automática, para quem tem o recurso habilitado no smartphone. Nas demais localidades, os usuários serão convidados a baixar a nova versão, tanto nas plataformas iOS quanto Android.

Ainda não foi definida uma data para que os apps antigos, para passageiros e motoristas, deixem de operar. Até que isso aconteça, a 99 promete enviar comunicações aos usuários, para que façam a atualização.

Novidades futuras

Mais recursos estão com implementação prevista para ainda este ano, mas dependem de parceiros. A 99 negocia a inclusão da possibilidade de pagamento por cartão de débito em todo o país e de outras bandeiras de cartões de crédito além de Visa e Mastercard, ainda no primeiro trimestre deste ano. E, com as operadoras, a possibilidade de uso do app sem o consumo do pacote de dados, tanto para motoristas quanto para passageiros. A 99 só não disse se através do modelo de zero rating ou de tarifação reversa.