API da semana

Por felipe.dreher
Sobre esse blog:

As APIs são a "cola" da Internet.
Entusiasta por tecnologia e geek convicto, Kleber Bacili é CEO da Sensedia

Home > API da semana

API do WhatsApp? Nada feito. Sorry!

14 de Abril de 2015 - 10h59

O WhatsApp dispensa apresentações. Já passou dos 700 milhões de usuários no mundo todo e diariamente mais de 30 bilhões de mensagens são trocadas pelos usuários. Aqui no Brasil é um sucesso total. Algumas operadoras de telefonia estão com ofertas especiais onde o uso do Whatsapp não consome dados do plano.

Se você abrir seu aplicativo de SMS no smartphone é bastante provável que não tenha nenhuma mensagem de amigo, colega de trabalho ou familiar. Sim, as mensagens pessoais migraram quase que totalmente para o WhatsApp. Via SMS sobraram as propagandas de lojas, mensagens do seu banco, entre poucas outras.

Sim, mas e a API do WhatsApp? Vamos lá:

No final do mês de março aconteceu em San Francisco, Califórnia, o evento F8, principal conferência para desenvolvedores promovido pelo Facebook. Lembrem-se, o WhatsApp foi comprado pelo Facebook em fevereiro de 2014. Durante um painel de discussões, o cofundador do WhatsApp Brian Acton foi perguntado por um desenvolvedor na audiência se o WhatsApp tem planos de expor uma API oficial.

Bom, a resposta do Brian Acton decepcionou profundamente os desenvolvedores presentes: “Sem planos para uma API”. Segundo Acton, eles não querem inundar seus usuários com mensagens indesejadas. Ele ainda complementou que recebe emails frequentemente solicitando acesso via API para empresas que querem fazer do WhatsApp o seu backbone de comunicação, mas que no momento estão tentando balancear isso com a experiência do usuário.

Atualmente as aplicações (mobile e web) têm três formas principais de se comunicar com seus usuários: Push notification, e-mail e SMS. O Push é restrito para Apps mobile nativas e precisam contar que os usuários habilitem as notificações. Para todas as outras, SMS e e-mail reinam.

Existem diversas soluções que expõem APIs de comunicação via e-mail ou SMS. Alguns exemplos: Amazon, Sendgrid, Twilio, Zenvia entre outras.

Pela popularidade do WhatsApp, certamente sua plataforma de comunicação seria um ótimo canal para que Apps de terceiros pudessem interagir com usuários. Entretanto, a preocupação dos fundadores é legítima, não acham?

Integrar mensagens do WhatsApp na sua aplicação via API? Bom, sorry, mas não!

Até a próxima!

Posts anteriores

Todos os Blogs