Mobilidade > Sistemas Operacionais

Android supera Windows como o sistema mais usado para acessar internet

Segundo dados da StatCounter, plataforma móvel do Google superou por pouco o sistema da Microsoft no último trimestre

03 de Abril de 2017 - 18h53

Todos sabem que o Android lidera com folga o mercado mobile com mais de 80% dos aparelhos, mas a plataforma do Google pode estar ficando maior do que pensávamos. Um novo estudo da StatCounter aponta que o Android é, na verdade, o sistema mais usado no mundo, superando o até então líder Windows pela primeira vez na história.

Os números da StatCounter colocam o uso do Android no mundo (em termos de uso total de Internet em desktop, laptop, tablet e mobile combinados) em 37,93%, um fio de cabelo acima do Windows, com 37,91%. 

Pode não parecer muito (e, para ser justo, o Windows pode reverter isso facilmente no próximo trimestre), mas marca um marco histórico: nenhum sistema tinha conseguido roubar a liderança do sistema da Microsoft desde os anos 1980.

E também quer dizer muito sobre a difusão do Android. Uma coisa é dizer que o sistema tem mais usuários do que o iOS, mas esses números da StatCounter são sobre uso. Isso significa que mais pessoas estão usando aparelhos Android para acessar a Internet do que com qualquer outro aparelho, incluindo PCs. 

Claro, há algumas variáveis aqui, como custo, conexão celular e portabilidade, todas oferecendo vantagens sobre PCs, mas isso mostra que as pessoas que estão comprando aparelhos Android fazendo um uso intenso deles.

No entanto, vale notar que a situação é bem diferente na América do Norte, onde o Windows ainda é líder, com 39,5% contra apenas 21,2% do Android. Ou seja, o alcance global do Android tem um grande impacto.