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Algar Telecom implanta plataforma cognitiva Watson em atendimento

Operadora do grupo Algar é a primeira do setor de telecomunicações a utilizar a tecnologia de inteligência artificial da IBM em canal digital no Brasil

02 de Fevereiro de 2017 - 18h20

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, acaba de implantar o atendimento cognitivo utilizando a tecnologia do Watson, plataforma de serviços cognitivos da IBM. Trata-se da primeira operadora de telecomunicações no Brasil a utilizar a tecnologia de inteligência artificial em canal digital, por meio da qual é possível personalizar o atendimento ao cliente.

Nessa fase inicial, aqueles que entrarem em contato com a operadora por meio do chat disponibilizado no portal da operadora, em busca de informações sobre a tecnologia 4G, receberão um atendimento mais humanizado e interativo pela plataforma da IBM. Essa nova dinâmica na interação acontece porque o Watson é capaz de analisar e interpretar as perguntas feitas pelos clientes e, assim, aprimorar suas respostas na medida em que ocorrem os atendimentos por meio da ferramenta. O chat com Watson na Algar Telecom foi batizado de Ana.

Com essa tecnologia, será possível proporcionar ao cliente uma experiência melhor no atendimento digital, garante a operadora.

A Algar Telecom informa ter mais de 3,6 mil associados — como são chamados os funcionários — e está presente nas principais regiões do Brasil. São 30,7 mil km de fibra ótica atendendo 1,3 milhão de clientes nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Desde 2007, a Algar Telecom é uma companhia aberta, não listada na Bolsa de Valores de São Paulo.