Mobilidade > APPs

Aeroporto de Miami é o primeiro a fornecer app móvel para entrada rápida nos EUA

Os cidadãos dos EUA e os visitantes canadenses que chegam a Miami agora podem usar o aplicativo MIA Airport Official para enviar detalhes a Alfândega e receber um código de barras para autorização

04 de Agosto de 2017 - 19h01

O Aeroporto Internacional de Miami (MIA) é o primeiro aeroporto do mundo a trazer a conveniência do Controle de Passaporte Móvel (Mobile Passport Control), o processo de entrada rápida nos EUA, para os usuários do aplicativo do aeroporto. Os cidadãos dos EUA e os visitantes canadenses que chegam a Miami agora podem usar o aplicativo MIA Airport Official app para enviar detalhes para a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (Customs and Border Protection - CBP) e, simplesmente, receber um código de barras no telefone para apresentar para autorização.

O serviço, desenvolvido pela SITA, empresa de TI, comunicações e de infraestrutura para a indústria da aviação, e certificado pelo CBP dos EUA para Controle de Passaporte Móvel, acelera o processo de entrada nos EUA. Como parte integrante do aplicativo oficial do MIA, o novo serviço móvel, parte do SITA iBorders Travel Authorization, se baseia na experiência de assistente de viagens pessoal já oferecida aos passageiros de Miami.

"O objetivo do nosso aplicativo móvel sempre foi colocar o máximo de serviços possível na palma da mão do viajante", diz Emilio T. González, diretor de aviação do Miami-Dade. "Agora, com a ajuda da tecnologia inovadora da SITA, além de encontrar facilmente o caminho para tudo o que você precisa no MIA, os passageiros norte-americanos também podem passar pelo controle de passaportes com o mesmo aplicativo de viagem amigável para o cliente."

O Aeroporto Internacional de Miami oferece mais voos para a América Latina e o Caribe do que qualquer outro aeroporto dos EUA. É o terceiro aeroporto mais movimentado da América para passageiros internacionais, com mais de metade dos seus 44,6 milhões de passageiros em viagens internacionais.

A SITA oferece serviços como o kit de desenvolvimento de software (software development kit - SDK). O SDK foi autorizado pelo CBP para aeroportos, companhias aéreas e outros provedores de aplicativos de viagem para incorporar o processo de entrada em seu próprio aplicativo para dispositivos móveis.

"Estamos muito satisfeitos por ser um parceiro tecnológico do MIA, pois se tornam os primeiros a incorporar a conveniência do US CBP Mobile Passport Control em seu aplicativo no aeroporto. A satisfação do passageiro aumenta quando soluções de tecnologia, como as da SITA, facilitam a jornada dos passageiros usando apenas um aplicativo conveniente em seu próprio smartphone ou tablet", Randy Pizzi, presidente da SITA para Américas.

O design inovador da SITA garante que os requisitos do CBP sejam atendidos, o que reduz o processo de certificação para desenvolvedores de aplicativos. Permite que viajantes elegíveis usem um aplicativo de aeroporto ou companhia aérea em seu dispositivo móvel para enviar suas informações de passaporte e responder perguntas relacionadas à inspeção do CBP antes do procedimento. O serviço conveniente não requer pré-aprovação e é de uso gratuito.

Hoje, o SDK da SITA está disponível para qualquer aeroporto internacional nos EUA ou qualquer companhia aérea que voe para os EUA. A SITA também está em conversas com outros governos que procuram digitalizar seus procedimentos de cartão de pouso, alfândega e limitações. A prestação de tais serviços, através de dispositivos móveis, permite a comunicação direta com os viajantes que apoiam a liberação prévia segura e ajuda a agilizar a jornada do passageiro.