Tecnologias Emergentes > I.A.

ABB desenvolve novo robô colaborativo voltado à indústria 4.0

Novo equipamento da família YuMi de robôs industriais colaborativos foi projetado para trabalhar lado a lado com humanos, com o objetivo de aumentar a produtividade

30 de Novembro de 2017 - 17h14

Como parte de sua estratégia para ampliar o portfólio de autômatos colaborativos, ABB, empresa sueco-suiça que atua nas áreas de energia e tecnologias de automação, aproveitou a participação na Exposição Internacional de Robótica (iREX) 2017, no Japão, que termina no próximo sábado, 2 de dezembro, para lançar seu mais recente robô colaborativo, de braço único.

Como o próprio nome sugere, os robôs colaborativos são projetados para trabalhar na fábrica lado a lado com humanos, com o objetivo de aumentar a produtividade e ajudar na transição para a customização em massa. O robô será lançado oficialmente em 2018.

Assim como o YuMi, robô de montagem de peças pequenas e lançado em 2015, o novo robô tem uma carga útil de 500 gramas e, por ser compacto, pode ser integrado às linhas de montagem já existentes, segundo a ABB. O novo robô também tem programação direta, eliminando a necessidade de treinamento especializado para operadores.

“O sucesso do YuMi excedeu as expectativas. Originalmente projetado para montar peças pequenas, acabou se provando extremamente versátil. Ele é capaz de resolver o Cubo de Rubik [cubo mágico], preparar um sushi, embrulhar presentes e até reger uma orquestra. Com base no enorme sucesso do YuMi, esperamos que nosso novo robô de um braço seja igualmente bem recebido, especialmente por ter sido desenvolvido a pedido de nossos clientes”, disse Sami Atiya, presidente da divisão de Robotics and Motion da ABB.

“Continuamos a desenvolver nosso portfólio de robôs colaborativos”, disse Per Vegard Nerseth, diretor executivo da ABB Robotics. "O mais novo robô é uma adição bastante aguardada à fábrica do futuro, possibilitando aos nossos clientes crescer e prosperar na era da customização em massa. Combinar esse robô com as soluções digitais do ABB Ability permitirá que nossos clientes mudem de patamar no que se refere à eficiência e confiabilidade de suas indústrias", afirma.