Mobilidade > APPs, Mobile Apps

80% das empresas planejam construir mais de cinco apps nos próximos meses

Pesquisa da Telerik identificou que 46% das companhias planejam iniciar de cinco a dez projetos de aplicações móveis em 2016

26 de Janeiro de 2016 - 14h15

Uma pesquisa da Telerik, divisão da Progress, revelou que 80% das companhias planejam desenvolver cinco ou mais aplicações móveis nos próximos doze meses. Dessas, 46% têm planos de iniciar de cinco a dez projetos nesse período, enquanto 25% almejam mais que dez.

O estudo entrevistou cerca de 150 líderes de TI de organizações que trabalham com desenvolvimento de aplicações móveis com mais de 1 mil colaboradores. O objetivo era traçar um panorama do cenário de desenvolvimento de aplicações móveis do ponto de vista das empresas.

O resultado indica que 54% dos entrevistados disseram querer contratar mais desenvolvedores, a fim de viabilizar seus projetos; enquanto 47% afirmam ter recursos atuais para atender a demanda; e 37% preferem terceirizar o serviço por conta de complicações de orçamento e colaboração de projeto, entre outras razões.

Quanto o assunto são os padrões de desenvolvimento, mais da metade (55%) fornece orientações rigorosas para o seu cumprimento; 14% orientam, mas não têm controle sobre o cumprimento; e 10% dizem que sua linha de produção seguem seus próprios padrões. Os outros 20% dizem que os padrões têm influência limitada em sua linha de desenvolvimento.

Segurança

A segurança está no topo das preocupações das empresas com relação à entrega de aplicações para dispositivos móveis. Mais da metade (63%) considera esse ponto um desafio, à medida que cada vez mais organizações constroem aplicações que utilizam sensores conectados para Internet das Coisas e dispositivos wearables.

Segundo Matthew Gharegozlou, vice-presidente da Progress para a América Latina e Caribe, está claro que as empresas ainda enxergam o desenvolvimento de aplicações móveis como algo extremamente complexo e dispendioso.