Carreira > Gestão de Equipe

8 dicas para manter foco e produtividade no home office

Modelo é sonho de muitos profissionais, mas ainda gera desconfiança de outros

08 de Fevereiro de 2018 - 10h34

O modelo de home office tem ganhado popularidade entre funcionários e empresas. Seja por motivos logísticos ou de custos, o trabalho de casa é visto como sonho de muitos profissionais, mas há ainda quem olhe com desconfiança. 

A dúvida mais comum é: como manter o foco e a produtividade? Com algumas dicas simples, é possível elevar a qualidade do seu trabalho remoto e conquistar qualidade de vida e de resultados profissionais.

A Plantronics, fornecedora de soluções de telecomunicações - que investiu na prática do home office em todos os escritórios da marca pelo mundo, inclusive no Brasil -, usa suas boas experiências para ajudar outras companhias. Antonio Flores, Senior Marketing Manager da empresa para América Latina, lista oito itens essenciais para manter o foco e a produtividade. Confira:

15 minutos de caminhada

Vá a padaria comprar pão ou passeie com o cachorro. Uma leve caminhada de 15 minutos oxigena o corpo e as ideias, além de evitar a sensação de estar preso em casa. Aproveite o home office para realizar tarefas que não eram possíveis antes.

Plantas na mesa de trabalho

Não é por estar em casa que a mesa de trabalho não merece atenção. Plantas no local de trabalho ajudam na produtividade e deixam o ambiente mais alegre. Além disso, aproveite que está em casa e invista em plantas medicinais, por exemplo – um chá de hortelã fresco diretamente da sua mesa de trabalho.

Tenha uma rotina

Assim como no escritório, é preciso ter comprometimento com horários e com a rotina – para não atrasar os demais colegas. Apesar de horários mais flexíveis, é necessário estabelecer certa assiduidade em momentos chaves do dia. Também é importante acordar com antecedência, tomar banho e não ficar de pijamas.

Aproveite a família

Estar em casa e não aproveitar para tomar café com os filhos ou busca-los na escola não faz sentido. Aproveite as possibilidades que o home office oferece para estar mais presente na vida familiar. O importante é criar limites e regras para que as crianças saibam quando podem ou não entrar no ambiente de trabalho em casa.

Tenha horário

O trabalho dificilmente para de chegar, por isso é preciso desligar em algum momento. Não é aconselhável ficar até tarde resolvendo problemas todos os dias – assim como no escritório em algum momento é necessário desligar o computador e voltar para casa, no home office também é preciso saber a hora de parar. Para isso, a melhor alternativa é estabelecer um horário para seu expediente.

Não compartilhe o Wi-Fi

O melhor é ter uma linha para a família e outra profissional, mas principalmente evite compartilhar o wi-fi com os filhos. Nunca se sabe quando pode surgir uma videoconferência e é preciso ter a rede em plena velocidade para esses momentos.

Invista em luz natural

A luz natural promove um conforto visual muito maior e, segundo estudos, pode deixar a pessoa mais produtiva. Caso não seja possível, invista na luz branca. Outro fator importante para o conforto durante as horas de trabalho é ter uma cadeira confortável e ergonômica.

Proteja-se do barulho

Ter uma videoconferência interrompida pelo latido do cachorro não é algo muito profissional. Felizmente, já existem headsets profissionais que foram produzidos especialmente para funcionários que não estão no escritório – como o Voyager Focus UC, primeiro da categoria. Esses equipamentos cancelam o ruído externo e entregam somente a voz de quem está falando. Outro grande ganho é que, por ser Bluetooth sem fio, permite atender ligações longe da mesa de trabalho ou enquanto está andando pela casa, que é outra dica importante: Não passe o dia sentado!