Aplicações

7 extensões úteis do Chrome para otimizar seu Gmail

Conheça ferramentas que adicionam ações, ícones, funcionalidades complexas e até integração com o Google Docs

23 de Abril de 2018 - 09h19

Existem muitas e muitas extensões do Chrome que adicionam melhorias e recursos à interface do Gmail. Por isso, montamos esse especial com algumas das nossas extensões favoritas para esse objetivo.

A lista traz desde pequenas mudanças de interface até funções mais sofisticadas. Algumas estão no mercado há anos, enquanto outras são mais recentes. Mas todas podem ser adições úteis para a sua experiência com o Gmail.

É importante deixar claro que não recomendamos instalar todas essas extensões ao mesmo tempo. Isso porque muitas extensões instaladas em qualquer navegador pode deixar o desempenho do browser mais lento. Em vez disso, considere as opções da lista e escolha aquelas que são mais interessantes para você.

1. Actions for Gmail

O seu tempo é precioso. Então por que não o economizar um pouco ao clicar menos vezes? A extensão Actions for Gmail adiciona até quatro botões de ação à esquerda de cada cabeçalho de mensagem na página principal do Gmail. Os botões te economizam um passo ao permitir que você arquive, apague, marque como spam ou como lida/não lida as mensagens de forma imediata e com apenas um clique. Não é preciso abrir o e-mail em si, ou selecioná-lo ao clicar na caixa de marcação, para aplicar uma dessas ações.

2. Checker Plus for Gmail

O Checker Plus for Gmail te notifica sobre novos e-mails com janelas pop-up no canto inferior direito da tela do seu computador. Cada pop-up mostra um preview das primeiras linhas do e-mail. Clique no ícone do Checker Plus na barra de ferramentas das extensões do Chrome para abrir um painel a partir do topo da sua janela no Chrome com uma lista dos seus e-mails não lidos.

É possível ler as mensagens, apagá-las ou realizar outras ações a partir deste painel, sem precisar acessar a página principal do Gmail. É possível até mesmo escrever um novo e-mail a partir do painel.

Você pode monitorar múltiplas contas do Gmail com a extensão. Segundo o desenvolvedor, o Checker Plus não restringe o número de contas de usuário Google que você pode adicionar, mas os servidores do Gmail parecem permitir que apenas cerca de 10 contas sejam acessadas de forma simultânea pelo mesmo computador.

3. Gmelius

Essa extensão cheia de recursos é como uma injeção de esteroides para o Gmail. A Gmelius permite que você altere diversas coisinhas na interface do Gmail, como fazer com que os campos Cc ou Bcc sempre apareceram na janela de criação de uma nova mensagem, ou dimensionar automaticamente imagens grandes embutidas nos e-mails. E a ferramenta faz sozinha o que as extensões Attachment Icons for Gmail e Row Highlighter for Gmail fazem de forma separada: mudar o ícone padrão de clipe de papel dos anexos para um ícone que represente melhor o tipo de arquivo anexado, e destacar o cabeçalho de um e-mail na sua página principal do Gmail ao passar o cursor do mouse sobre ele.

A Gmelius ainda inclui outras funções maiores, como templates de e-mail, a habilidade de agendar o envio de e-mails para mais tarde, lembretes para retomar as mensagens com os destinatários que não responderam, e rastreamento de e-mails com recibos de leitura para que você saiba quais dos seus e-mails foram lidos.

Os planos pagos corporativos começam em 5 dólares mensais por usuário e incluem recursos avançados como e-mails recorrentes e relatórios detalhados de atividades.

4. Mailtrack

Falando sobre rastreamento de e-mail, existem diversas extensões que conseguem rastrear os e-mails que você enviou e confirmar quando eles são abertos pelo destinatário. A maioria delas cobra pelo serviço, mas muitas também permitem que você envie um número limitado de e-mails rastreados de graça.

A Mailtrack é uma das extensões mais populares e bem avaliadas na Chrome Web Store, provavelmente porque o plano gratuito te permite enviar um número ilimitado de e-mails rastreados.

A já citada Gmelius também oferece rastreamento ilimitado de e-mails pelo plano gratuito, mas o Mailtrack é uma boa opção se você prefere uma extensão que não tenha tantos recursos extras e sem relação como a Gmelius.

O Mailtrack também possui um plano pago, chamado de Pro, que custa 5 dólares ao mês e oferece recursos como relatórios de atividades diárias, rastreamento de cliques e lembretes caso os seus destinatários não tenham aberto o seu e-mail após um determinado período.

5. PixelBlock ou Ugly Email

Não é fã do rastreamento de e-mails, pelo menos quando as mensagens são enviadas para você? Se você receber um e-mail com um rastreador aplicado a ele, a PixelBlock ou a Ugly Email podem impedi-lo de relatar ao remetente se você abriu a mensagem. As duas extensões parecem ser igualmente populares entre os usuários da Chrome Web Store.

Com a PixelBlock, você pode só consegue saber se um e-mail possui um rastreador após abri-lo. Caso a resposta seja positiva, um ícone de um olho vermelho riscado aparecerá ao lado do nome de quem o enviou. Clicar neste ícone de mostrará o nome do serviço de rastreamento usado, caso ele possa ser identificado.

Já o Ugly Email mostra quais dos seus e-mails estão sendo rastreados diretamente na sua página principal do Gmail, marcando-os com um ícone de um olho preto ao lado do cabeçalho. Ou seja, a extensão mostra quais e-mails estão sendo rastreados sem que seja preciso abrir os mesmos.

6. Convert Google Docs to Gmail Drafts

O nome da extensão (algo como Converter Google Docs em Rascunhos do Gmail, em tradução livre) diz tudo: a ideia é que você possa usar o Google Docs para compor um e-mail mais visualmente sofisticado. Por exemplo, é possível incluir gráficos disponíveis no Google Docs. A extensão então adiciona um botão azul “Open in Gmail” no canto superior direito da janela do documento no Google Docs. Clique nele, e o documento será salvo como um rascunho de e-mail no Gmail. O seu layout avançado será preservado quando você enviar a mensagem pelo Gmail.

7. Gmail Sender Icons

Essa extensão classifica na tela principal do Gmail o cabeçalho de cada e-mail com o domínio do endereço de e-mail de quem o enviou. Ela também adiciona o ícone da empresa/domínio à esquerda do nome do contato. Poder visualizar rapidamente o domínio do e-mail sem precisar abrir o e-mail primeiro pode funcionar como uma medida de precaução. Por exemplo, um e-mail de phishing pode alegar no assunto da mensagem ser um e-mail importante do Dropbox, mas não terá sido enviado pelo domínio @dropbox.com. Essa extensão te revela qual o domínio pelo qual o e-mail foi realmente enviado.