Você está vendo o preview de um conteúdo premium Torne-se um Insider para ler o artigo inteiro.
Tecnologias Emergentes > Blockchain

5 obstáculos para adoção do blockchain

A tecnologia promete reinventar os processos de negócios, mas ainda estamos em um terreno instável e com vulnerabilidades, diz a Forrester

09 de Janeiro de 2018 - 11h17

A tecnologia promete reinventar os processos de negócios, mas ainda estamos em um terreno instável e com vulnerabilidades, diz a Forrester

Ok. O Blockchain parece pronto para aprimorar os processos de negócios e os modelos de confiança em uma miríade de indústrias. Mas, de fato, ainda está em sua infância e vários casos de uso começam a tropeçar na jornada rumo às capacidades milagrosas apregoadas pelos entusiastas.

Embora a tecnologia tenha um grande potencial, CIOs e os seus pares das áreas de negócio que já estão explorando o Blockchain devem esperar retrocessos na implantação, incluindo a possibilidade real de graves erros de software e riscos associados, de acordo com um novo relatório da Forrester Research .

Especialistas e analistas também advertem que a tecnologia não é adequada para muitos processos de negócio transacionais.

Por exemplo, Bharath Rao, fundador do serviço Leverj, baseado no Ethereum, é cético em aplicações de Blockchain fora do mercado de criptomoedas. Ele argumenta que Blockchain é mais lento e mais dispendioso que as tecnologias transacionais tradicionais, como bancos de dados relacional centralizados.

"Paga pela autonomia ao sacrificar a eficiência", disse Rao, explicando que, devido a registros ou blocos exigirem verificação criptográfica antes que novos possam ser inseridos, pode ser ineficiente para aplicativos de negócios que exijam rápida liquidação.