Home  >  Inovação

Empresas têm iniciativas digitais, mas ainda não alcançaram transformação

Estudo da Dell revela que ainda é preciso colocar em prática uma série de iniciativas para conquistar promover mudanças significativas na TI

Déborah Oliveira

24/07/2018 às 9h28

Foto: Shutterstock

Na segunda edição do Estudo sobre a Maturidade da Transformação de TI, a Dell EMC, em parceria com a ESG e Intel, identificou que empresas entendem a importância e os benefícios da transformação digital, mas ainda é preciso trilhar um longo caminho para efetivamente promover uma mudança dos negócios pautada em TI.

O levantamento, que ouviu 4 mil talentos em cargos de liderança, sendo 200 no Brasil, indica que 81% dos respondentes concordam que a transformação da TI é essencial para que as empresas permaneçam competitivas no mercado. E 96% dos entrevistados informam que suas organizações têm iniciativas de digitalização dos negócios no radar, sejam elas ainda na fase de projeto, em implementação ou já implementadas.

Para entender o que maturidade significa para as empresas, o estudo dividiu as empresas em quatro grandes grupos, de acordo com a preparação do ambiente tecnológico para suportar a digitalização das operações. A maioria, ou 46%, encontra-se no patamar ‘Emergentes’, pois já têm implementação mínima de tecnologias associadas ao data center moderno. Em segundo lugar, representando 43% da base, estão as organizações ‘Em Evolução’ e que estão mais avançadas do que as anteriores (Emergentes), mas têm um nível de modernização tecnológica moderado.

Seis por cento das empresas estão entre o primeiro e o último estágio de transformação da TI, batizados respectivamente pelo estudo como ‘Legadas’ – e que ainda não atendem à maioria dos requisitos para um data center moderno. Por fim, há as empresas ‘Transformadas’, que apresentam avanços nas iniciativas para modernização do ambiente tecnológico.

“No Brasil, grande parte das empresas encontra-se nos patamares intermediários. Algumas indústrias, como a financeira, estão mais adiantadas nesse quesito”, observa Giampaolo Michelucci, vice-presidente e general manager de Enterprise da Dell EMC Brasil.

Segundo ele, a Dell EMC percebe que empresas estão evoluindo na renovação de infraestruturas no data center, tornando-o mais ágil e com custos reduzidos, o que habilita a inovação.

O levantamento aponta que as empresas com o selo de ‘Transformadas’ são duas vezes mais propensas a ter metas de receita maiores neste ano, em relação a 2017, quando comparado às organizações legadas. Além disso, as organizações que têm um ambiente de TI já transformado tendem a alocar 17% a mais dos orçamentos anuais de Tecnologia da Informação para inovação do que as que ainda se encontram no estágio inicial.

Para Michelucci, a transformação das companhias brasileiras está em curso e deve se acelerar, inevitavelmente, no médio prazo. “A bandeira da transformação é da TI. As áreas de negócios já entendem a importância e o valor da mudança e se posicionam como parceiros na jornada de mudança”, completa ele.

Tags

Deixe uma resposta